Dança do Ventre com Espada

Por Carol Alzei

Dançar com espada não é uma coisa que faz muito a minha cabeça. Então raramente assisto vídeos de performances com espadas. Justamente, por isso que resolvi fazer um “Favoritos” com esse tema. Assim eu estudo um pouco e vocês também.

A origem da espada na dança do ventre é rodeada por inúmeras lendas. Desde celebração pelas vitórias nas guerras, passando por rituais para Deusas, até representar o fato de que as mulheres queriam mostrar que os instrumentos de guerra eram mais bonitos quando utilizados para a dança.

De qualquer forma, toda proposta de explicação demonstra que uma coisa é certa: a espada é usada para demonstrar destreza e equilíbrio. Simbolicamente a espada significa coragem, luta e justiça.

Para essa seleção, o único critério que usei foi que a bailarina deveria estar usando apenas uma espada. Se com uma eu já não fico muito empolgada, imagina duas, três…

5º Suellem Morimoto

Ual! Eu já havia visto um vídeo com essa apresentação em palco, mas gostei mais deste na Casa de Chá.  Uma dança muito bonita e impactante. O figurino super combinou.

4º Ju Marconato

A Ju arrasa nas apresentações com espadas. Vi diversos vídeos dela com o acessório, mas gostei mais desse aqui. Amei a música e o jeito que ela explorou os movimentos. Usou a espada sem esquecer do quadril…também com esse quadril lindo que ela tem, não podia passar em branco, né? Ela demonstra mesmo uma super intimidade com a espada.

3º Aysha

Ai, eu amei demais! O jeito alegre que a Aysha conduz a espada finamente me motivou a querer dançar com espada.  Eu adoro músicas xamânicas e essa que ela usou é linda demais! Nossa, amei mesmo. Parecia que a espada dela cortava tudo que era negativo, que era um instrumento ritualístico.  Que dança mágica!

2º Nájua

Na hora que vi essa apresentação pensei em todas as lendas que se relacionam a espada. Nájua conseguiu transmitir com sua dança a essência do acessório dentro da música árabe. Dinâmica e ágil, o que mais me chamou a atenção foi a naturalidade que Nájua manuseia a espada.  Assistirei sempre agora!

1ª  Zahirah Sheya

Gente, eu fique hipnotizada com essa dança! Assisti os 8’15” minutos sem desgrudar os olhos. Parece que Zahirah conta uma história enquanto ela está no palco.  Ao mesmo tempo que ela domina a espada, parece demonstrar um respeito por ela. Incrível, a apresentação não deixa de ser atraente um minuto.  Fiquei completamente encantada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s