Filme: Tudo que Lola quiser

whatever-lola-wants

Por Maristela Rosa

21/12/2013

Para a dica dessa semana me lembrei de um filme que gosto muito e é o único filme de dança do ventre que já assisti: “Whatever Lola Wants” (Tudo que Lola quiser). Com certeza existem outros filmes de dança do ventre, e se conhecerem me indiquem nos comentários, mas nunca vi outros e esse é realmente lindo!

Antes de eu contar um pouco da história assistam ao trailer. Não é legendado, mas dá o gostinho do que é o filme: 

Deu pra entender, né? Uma garota americana que se apaixona por um egípcio e vai atrás dele. Ok! Seria mais uma história romântica como tantas outras, se isso não fosse apenas o pano de fundo da trama. O filme conta, de fato, a história de uma garota tentando se descobrir e é aí que a dança entra.

O nome do filme me parece uma ironia, já que Lola, a protagonista, não consegue nada “de mão beijada”, como nenhuma de nós, não é? Não se cresce, nem na dança, nem na vida, sem persistência e trabalho. Continuando, Lola se apaixona pela dança quando um amigo, que trabalha com ela num restaurante, de origem egípcia, lhe conta sobre uma dançarina – Ismahan – que se tornou a melhor do país. Ele lhe mostra um DVD da bailarina e Lola se encanta.

Bom, aí se se encaixa o romance: Lola conhece um moço (também egípcio), se apaixona, namora por umas semanas e ele tem que ir embora pra sua terra natal e ela decide ir atrás. Mas no filme fica claro que a força que ela tem para ir embora está na vontade de mudar a vida: trabalhando como entregadora de cartas e garçonete, Lola tem o sonho de ser bailarina – está longe da felicidade. A viagem é uma tentativa de encontrar-se de alguma forma.

Chegando ao Egito Lola vai procurar o “namorado” (sim entre aspas) e descobre que ele não é tão legal quanto ela imaginava (descubra por que assistindo ao filme). Mas isso só lhe da mais força para continuar sua jornada. Encontra Ismahan, a bailarina que procurava, mas percebe que ela não dança mais, vive quase que presa na própria casa e é desrespeitada pelos vizinhos e pela comunidade em geral. Depois de muita insistência Lola consegue ter aulas de dança e começa a trilhar seu caminho na arte.

whatever_lola_wants
O filme mostra a relação especial que a entre a bailarina e sua professora

Gosto desse filme porque trata de questões como a relação da bailarina com sua professora, a importância dessa relação e como é crucial o papel de quem ensina. Mostra também que tudo tem um começo e que, mesmo com talento, ninguém nasce sabendo. E por fim, a velha e boa (ótima) mensagem de que vale sempre a pena lutar pelos sonhos e correr atrás do que se acredita.

Mas é importante assistir ao filme com certo olhar crítico, como tudo na vida. Não sei qual a produção do filme, mas dá pra perceber que é um olhar ocidental sobre uma cultura oriental. Então é importante não tomar tudo como “verdade absoluta” nem ver a outra cultura como “errada” ou “malvada”.

No mais, a protagonista é muito carismática e simplesmente adorei seus figurinos de dança (nem todos, mas principalmente os do final do filme). Adorei a trilha e há cenas, como as que ela está começando a aprender a dança, que tocam profundamente o coração de qualquer bailarina. Assistam e me digam o que acham, vale a pena, de verdade!

Lola: “Não sou capaz. Nunca serei.”
Ismahan: “Desista então.”
Lola: “Por que não me mostra como se faz?”
Ismahan: “Porque não somos iguais. Lola, eu não posso te ensinar a ser você mesma. […] Dance para você, não para eles. […] Veja toda a energia que você está desperdiçando. Pegue essa energia e use-a. Use tudo o que está vivendo. Não fuja dos seus sentimentos. […] Use o seu corpo. Seja o seu próprio instrumento. Mostre-me o seu interior.”

Assista ao filme completo AQUI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s