Dança do Ventre e Dança Indiana

Por Fran Braga

Quando eu falo que pratico dança do ventre, vem sempre alguém falar sobre dança indiana, então eu explico que dança do ventre e dança indiana são tipos diferentes de dança. Mesmo assim, meu apelido no orfanato onde eu dou aula de dança do ventre é indiana! Lá as meninas já aprenderam a diferença, mas algumas gostam de me chamar desta forma! rsrsr

10222012_IndianDances_TEASER_JOlthof-800x644

Depois de conhecer tantas pessoas com esta dúvida, resolvi escrever um pouco sobre as diferenças entre a dança do ventre e a dança indiana!

A dança do ventre teve sua origem no Antigo Egito e foi posteriormente disseminada aos povos do oriente médio. Já a dança indiana como o próprio nome diz, nasceu na Índia, país asiático que apresenta ALGUNS hábitos semelhantes aos países Árabes. Ambas as danças (ventre e indiana) tem muito a ver com espiritualidade, pois nasceram não somente como forma de arte, mas sim relacionada à espiritualidade e alimento para o corpo e a alma, e ambas são na maioria praticadas  por mulheres.

Contudo, em termos de movimento, não possuem nada em comum. A dança do ventre concentra seus movimentos (como o nome diz) no ventre e tendem a ser arredondados, circulares. Já a dança indiana trabalha mais com os pés, e seus movimentos são mais lineares e geométricos.

Na dança do ventre, os movimentos são marcados pelas ondulações abdominais, de sadie-video-Iquadril e tronco isoladas ou combinadas, ondulações de braços e mãos, tremidos (shimmies)e batidas de quadril , entre outros.Enquanto na dança indiana, praticamente não se usa o ventre, quando muito uma inclinação do tronco.

As roupas também tem grandes diferenças, normalmente as roupas de dança indiana são mais volumosas, tendo mais peças e adornos, a mulher dança mais coberta, já na dança do ventre usa-se roupas que permite mostrar melhor o corpo e principalmente o ventre da dançarina. Mas ambas são cheias de exuberantes adornos brilhantes e coloridos ( há também na dança do ventre o uso de roupas longas como as de Khalige).

Genies Hanu em seu texto ”DIFFERENCE BETWEEN INDIAN DANCE AND BELLY DANCE”  comenta que para se entender a diferença na dança, deve- se conhecer as músicas e saber diferenciá-las. ”a percussão da dança do ventre faz TAK TAK, onde os sons são afiados e repetidos. Enquanto que, na indiana, a tabla soa “DUNG DUNG”, onde o som é menos nítido para os ouvidos.” Além disto ambas as danças englobam ainda enquadramentos diferentes de dança, que estão listados a seguir para esclarecer melhor.

BDSuperstarsLead_t614Alexandra Ryoko, em seu blog, explica a existência de três enquadramentos na Dança do Ventre:

Dança do Ventre Tradicional- aquela que é dançada no país que consideramos de origem, executada na sua forma mais original. Trata-se de uma dança mais descontraída e popular.  A música geralmente é mais homogênea, não contendo tantas variações na contagem de tempo. O traje é o tradicional de duas peças;

 Dança do Ventre Clássica: possui bases e influencias de movimentos do Ballet clássico como, movimentos de giros, pés em meia-ponta, postura elegante de bailarina, além de braços clássicos bem definidos. É dançada na música clássica Árabe e Oriental feita por uma orquestra. As músicas apresentam variações de ritmos, são bem longas podendo variar de 6 até 13 minutos, possuem introduções instrumentais longas que podem chegar á 1 minuto. A bailarina pode usar o traje de 2 peças ou um vestido se estiver bem caracterizado para a música. Na maioria das músicas clássicas fica maravilhoso se a bailarina fizer uma entrada com véu. 

Dança do Ventre Moderna- Muitas das músicas de Oum Koulsoum foram regravadas com uma interpretação mais  moderna, além do surgimento de  novos cantores trazendo para a música uma nova roupagem com influências mais populares e ocidentais mas mantendo seus ritmos característicos. Para poder acompanhar a modernidade da música, ao dançar a bailarina deve estar de preferência usando um traje mais moderno assim como a sua interpretação coreográfica.

india-dance-2011-1-21-5-0-56De acordo com a professora Irani Cippiciani em uma matéria no blog Balaio da Kelly Campos, a Dança Indiana é dividida em dois enquadramentos:

Dança Clássica– é uma forma de arte antiga e sofisticada que se estende ao longo de vários séculos. Tem sua origem nos templos, como é o caso da BHARATANATYAM, e tem em sua forma traços mais lineares, com referências aos Deuses, construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés) muito complexa e precisa, além de muitas expressões faciais, que envolvem poesia e teatro. Existem oito estilos de dança clássica.

Dança Popular- permite movimentos mais ondulados, como alguns que aparecem nas novelas e filmes. Existem inúmeros estilos nas danças populares.

As duas danças são maravilhosas! Mas é importante que tenhamos clareza de que uma não corresponde à outra! Um grande beijo a todos e vamos dançar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s