Curiosidade sobre os instrumentos musicais

Por Carol Alzei

Gostaria de compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre instrumentos musicais tiradas do livro “Música e Simbolismo – Ressonâncias Cósmicas dos Instrumentos e das Obras” do Roger J. V. Cotte. O livro não é sobre música oriental e eu estou lendo ele ao poucos. A abordagem dos temas é muito interessante e tem uma parte que fala sobre o simbolismo dos instrumentos. Separei 03 deles muito usados na música árabe.

alaúdeAlaúde: Segundo o autor, simboliza os aspctos lunares e femininos e está “poética e simbolicamente assimilado à Lira”. Ambos eram construidos com cascos de tartaruga e estão ligados a mitologia de Hermes (Mercúrio). De acordo com a lenda, Hermes tendo furtado os bois de Apolo, cobre com a pele de um a carapaça de uma tartaruga, adiciona algumas cordas e os chifres. Então com o som inebriante da lira, Apolo é convencido trocar os bois pelo instrumento.

flautaFlauta:  Sobre a flauta, o autor comenta que tem uma associação muito forte com o erotismo. Liga o instrumento, também a Hermes. Conta que foi com uma flauta que ele conseguiu adormecer o terrível Argos. Além disso, o livro faz referência a flauta do deus Pã, que simboliza a virgindade. A lenda fala que a ninfa Siringe se atira nas águas, tentando escapar das investidas de Pã. Assim, no local de desaparecimento do seu corpo, cresceram caniços. Pã os cortou e fez uma flauta. Essa flauta acabou servindo para provar a virgindade das moças. Quando ela soava, afirmava que a mulher era virgem. Lembrei que a flauta árabe é também mistificada. Quem nunca ficou intrigada com a cobra saindo do seu cesto, sendo atraída pelo som da flauta? Cobras são surdas, o que atrai elas são as vibrações que o instrumento gera, além do mais os encantadores de serpente costumam passar urina de rato na flauta para a cobrar se aproximar imaginando que é uma presa. Concluímos que as flautas representam encantamento e atração.

violinoViolino: O violino, durante muito tempo foi considerado um instrumento de mendigos, músicos que o tocavam nas ruas em troca de dinheiro. Pois era destinado a danças e festas, também vistas como manifestações superficiais. Portanto, associado ao pecado e observado como um instrumento diabólico.  Cotte nos fala que a igreja só tolerava o violino nos ofícios fúnebres. Somente em 1954, o papa Pio XII permitiu o violino na igreja, além de enaltecer o uso.

2 comentários sobre “Curiosidade sobre os instrumentos musicais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s