Taqsim

Por Carol Alzei

O Taqsim é o solo melódico de um instrumento na música árabe. Os instrumentos mais comuns para a execução de um taqsim são o violino, o kanoon, o ocordeão e as flautas. Quando chega esse momento na apresentação da música, a bailarina assume uma postura mais introspectiva, transmitindo todo o mistério do taqsim. É, também, um convite para o público perceber as sutilizas do instrumento repercutindo no corpo da bailarina.

Geralmente o ritmo que antecede um taqsim é o Wahda Wa Noss ou pode-se prever o início do taqsim quando existe uma pausa mais longa após a última frase da música, porém não há fórmulas, por isso a importância de estudar as músicas e estar preparada para essas variações. O taqsim pode ter um ritmo base, mas não se marca esse, lê-se apenas a melodia.

Dica para estudo: quando estiver ouvindo um taqsim, deixe seu corpo sentir a música, feche os olhos, sinta fluir. Não tente colocar técnicas complexas ou elaborar sequências. Deixe o corpo e o instrumento se tornarem cúmplices, se completarem. Ouça a melodia, o que ela quer dizer? Qual sentimento ela te proporciona? Responda com a dança.

Abaixo um vídeo recente da bailarina Kiania Lima na Khan el Khalili em São Paulo dançando um belíssimo taqsim de flauta. Perceba que se você abaixar o som, ainda consiguirá ouvir a música através da dança dela. Belíssimo momento:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s