Do que um artista é feito?

Maristela Rosa

Belly Dance 8

Eu estava assistindo a uma série e a personagem principal perguntou ao marido (infiel): “Você pode me dizer uma verdade? Algo que seja verdade agora e daqui há trinta anos?”. Bom, ele não respondeu nada (homens…), mas fiquei pensando nisso. Será que na arte há uma verdade que seja verdade agora e daqui há muitos anos, que seja verdade no Brasil, no Japão ou no Líbano?

Haja vista que a arte tem a função de libertar o ser humano e, falando mais especificamente da dança do ventre, as coisas estão sempre em movimento (literalmente), a resposta seria não. Quantas vezes você já ouviu sua professora dizer: “esse passo era muito usado, mas hoje ninguém uma mais”? Pois é… Mas eu encontrei uma verdade.

Você já se perguntou o que faz um artista ser um artista? Suas habilidades? Sua desenvoltura? O dinheiro que ganha com o que faz? Não! Não! Não! AS PESSOAS fazem um artista de verdade! Se você escreve pra ninguém ler, você não é um artista. Se você atua pras paredes, você não é um artista. Se você dança só pra si mesmo, você não é um artista!

Não tem a ver com a aprovação das pessoas, mas sim com a coragem de mostrar a sua arte a elas. Par ser um artista de verdade é necessário  humildade, pra saber que você não se basta, nunca! O papo “não preciso de ninguém” não cabe a quem quer fazer arte. Ao artista está implícito uma alma generosa e entregue, pelo menos no que diz respeito a suas obras.

Não dá pra se achar melhor que o público, acima dele. Não dá pra ser soberbo: se ninguém entendeu o que você quis dizer, então você tá errado! Simples assim… A ideia de “as pessoas são burras demais pra me entender” cansam a minha beleza… A ideia é nivelar por baixo, então?! Não! Mas é se preocupar genuinamente com que faz o artista ser quem é: as pessoas!

Não subestime seu público nem finja que ele não é importante. Uma verdade? O artista é o que o seu público vê! Então, o que as pessoas veem quando você dança? Já pensou nisso?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s