Belly Beatles

Por Maristela Rosa

Não, você não leu errado, estamos mesmo falando dos “Beatles”, aquela banda Inglesa que conquistou o mundo! Aparentemente, conquistou o mundo da dança do ventre também!

E quem poderia imaginar que Beatles e Dança do Ventre poderiam se misturar? Pois é, os vídeos que selecionei mostra que esse mistura é possível. Bom, nem todos os vídeos são um primor, mas acabei juntando meu amor à dança e aos Beatles neste post. Um dia ainda vou fazer minha própria interpretação de uma (ou duas) música desses caras e posto aqui pra vocês (se ficar bom, claro).

Ah, só pra deixar claro que somos a favor de fusões e interpretações criativas na dança do ventre, desde que tudo seja tratado com bom senso.

5. Adena

Já vou avisando que não gostei desta interpretação. A bailarina parece nervosa e não tenho certeza que o uso das asas a música toda foi uma boa escolha. Porém, escolhi o vídeo pela música: Something

Nunca tinha reparado em como essa música é boa pra dança. Sério, dá pra interpretá-la de maneira muito romântica.

“Something” é uma canção dos Beatles composta por George Harrison e que foi lançada no álbum Abbey Road de 1969. É a segunda música dos Beatles com maior número de regravações, só perdendo para “Yesterday”. É considerada a melhor composição de George.

_______________________________________________________________________

4. Tribal + Beatles

Nesse vídeo a bailarina dança um Tribal com edição de 3 músicas dos Beatles: 1.Come Together – canção comporta por John Lennon, lançada no álbum Abbey Road de 1969. A letra é “nonsense”, sujeita a interpretações variadas;2.Something

3.Tomorrow Never Knows – Canção também composta por John Lennon, é a ultima faixa do álbum Revolver de 1966. Considerada a mais experimental faixa gravada pelo grupo até então, muitos dos efeitos e truques de estúdio utilizados nela eram até então inéditos.

Na apresentação a bailarina tem algumas interpretações interessantes e o público (dá pra saber pelos gritos) vai à loucura com sua interpretação. A mim não agradou 100%, mas na primeira música ela entra bem e na última tem movimentos bem colocados.

___________________________________________________________________________

3. Gia Anjana

Neste vídeo a bailarina interpreta a canção Within you without you, composta por  George Harrison e lançado no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band de 1967.Essa é uma das músicas mais interpretada dos Beatles no mundo Belly Dance.Deve ser pelo ar oriental que ela tem, mas pra mim é mais puxado para o lado da dança indiana do que da dança do ventre.

Enfim…Esta interpretação é um Tribal na verdade, porém com características muito fortes da dança do ventre. Gosto da leveza desta interpretação, mas acho que a música merecia mais.

___________________________________________________________________________

2. Vivi Nahid

Nesta apresentação a bailarina interpreta a música Come Together dos Beatles, com a interpretação de Tina Turner( o arranjo original foi mantido). Nunca tinha escutado essa versão com a voz da Tina antes, mas confesso que prefiro 1000 vezes a original.

Bem, falando da interpretação em si, eu gostei. Achei que os movimentos foram bem colocados, aliás, esta música tem marcações diferenciadas que Vivi Nahid explorou bem.

___________________________________________________________________________

1. Kahina

Neste video,  Kahina dança 3 músicas dos Beatles: 1.You’ve Got to Hide Your Love Away – canção com letra composta por John Lennon e a melodia por Paul McCartney, assim a música é creditada com a famosa “grife” Lennon/McCartney. A música foi lançada no álbum Help!, de 1965. Foi a primeira música dos Beatles desde Love Me Do em que um músico de fora participa das gravações, foi o flautista John Scott;

2.It’s Only Love é uma canção escrita por Lennon/McCartney e gravada pelos Beatles em 1965, também do álbum Help!.  A letra foi escrita em sua maior parte por John Lennon. Por ser uma canção composta apenas para preencher o lado B do álbum, acabou não ficando com o resultado que o músico queria, é uma das música que John menos gostava.(Sim, até fazendo coisa ruim eles fazem coisa boa) e 3.Ticket to Ride – outra canção de John Lennon, lançada em 1965 como single do álbum Help!.

Sobre a dança, amo a interpretação da Kahina. Ela coloca todos os movimentos no lugar certo e mais do que isso, da vida as músicas, dá movimento a elas. As canções dos Beatles merecem mais do que movimentos, merecem envolvimento, entrega total! Vejo isso nesta dança, vale a pena assistir:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s