Reportagem “As dançarinas do Cairo”

Por Carol Alzei

Nem tudo é brilho e glamour no mundo das bailarinas do Cairo. No Egito, onde a Dança do Ventre surgiu, encontramos muito preconceito com a dança. Essa reportagem francesa mostra a vida clandestina de ser bailarina de Dança do Ventre. Gente, é muito triste, eu vi tudo com o coração apertado de indignação.

A primeira bailarina que eles contam a história é a Diana. Ela não fala para as pessoas que é bailarina, pois elas veem isso como se fosse prostituição. Ela tem que esconder seu bastão em um saco de lixo para ninguém ver seus instrumentos de dança. Diana foi expulsa de um lugar que morava, quando o dono descobriu que ela era dançarina.

A outra bailarina é a Aifa. A reportagem acompanha ela no trabalho e consegue mostrar um homem chamando ela de prostituta quando ela sai do palco. Muitos não gostam, consideram pecado e uma mulher que dança e mostra seu corpo é de “baixa categoria”. Aifa tem uma filha e ela admite querer parar de dançar, justamente porque não quer que a filha cresça entendendo que ela é uma dançarina. O pai de Aifa pensa que ela é uma garçonete. A mãe dela acha que é horrível o que a filha faz, mas aceita,  pois é o dinheiro que a Aifa ganha que sustente a casa.

Por fim, a reportagem acompanha Sorraiah Zaied, que por ter fama não é perseguida. Sendo respeitada, dança em hotéis de luxo, ganha bem e pode mostrar sua arte com mais liberdade.

É lastimável saber de toda essa repressão, que existe uma lei que proíbe as bailarinas de estar com o umbigo descoberto, que são vistas como prostitutas e que trabalham clandestinamente.  Isso tudo no Egito, o berço da arte da DV.  Assistam o vídeo:

 

Um comentário sobre “Reportagem “As dançarinas do Cairo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s