Seleção de 5 interpretações de Inta Omri

Por Maristela Rosa

No “Para Estudo” do nosso blog, esta semana, tivemos uma introdução a história e importância da cantora Oum Kalthosum para a cultura árabe(leiam, vale a pena). Suas canções, feitas para serem apreciadas, com a voz potente da cantora e uma orquestra grandiosa, ganharam adaptações para apresentações de dança.

Uma das músicas mais conhecidas e dançadas de Oum Kalthoum é Inta Omri. A música, mesmo em uma versão reduzida (sugiro a todos que procurem a original, que tem mais de 1 hora de duração), tem muita força, muitos sentimentos em forma de notas, acordes e variações, o que exige muito da bailarina.

Há versões cantadas, instrumentais, curtas e longas. Muitas se arriscam a dançar a música logo que iniciam na dança do ventre (o que acho muita coragem), já que a esta é bem conhecida. Sendo assim, apresentações com esta canção é o que não faltam. Foi difícil, mas selecionei as 5 que achei melhores, segundo minhas pesquisa e gostos pessoais.

Esta seleção mostra como uma única música pode ser interpretada de 1000 maneiras diferentes. Mostra ainda que cada bailarina é única e que sua personalidade imprime uma marca singular no resultado final de sua dança. São apresentações lindas, confira:

5. Sahar

Uma dança muito delicada. A bailarina parecia um pouco tensa no início, mas acabou se soltando e imprimindo sua leitura da canção na dança. Essa versão de Inta Omri, executada por Mario kirlis e banda, tem variações que exploram a bailarina no dramático, no alegre e no folclórico. Sahar se saiu muito bem e apresentou uma dança muito bonita.

___________________________________________________________________________

4. Soraia Zaied

Soraia tem uma leitura bem única da música. Tem alguns momentos em que ela está bem introspectiva e em outros ela sorri, da umas corridinhas; tem até um momento em que ela acena para a plateia. É uma leitura realmente pessoal e cheia de personalidade. Só queria dizer que não entendi esse figurino, mas a dança é interessante, então assistam.

___________________________________________________________________________

3. Aida Bogomolova

Que apresentação forte! Em alguns momentos Ainda se deixa levar pela música, outras parece que a música sai do próprio corpo dela. Marcações precisas e imprevisíveis, interpretação do começo ao fim. Não gosto muito das caras de sofrimento que ela faz em alguns momentos, mas nada que comprometa o resultado final. Figurino lindo, dança linda!

___________________________________________________________________________

2. Ju Marconato

Que apresentação linda! Ju está super leve e delicada na canção. Uma leitura tão própria, que a música, naquele momento, parece ser dela.  Diferente da Soraia Zaied que marca quase tudo no quadril, Ju Marconato faz belos cambres e dá muitos giros. Sem dúvida uma apresentação linda e com muita personalidade.

___________________________________________________________________________

1. Hadara Nur

Quando a bailarina está entregue e disposta em uma apresentação, já é meio caminho andado para o sucesso. Essa apresentação é um exemplo disso: Hadara dança 9 minutos mantendo a energia do começo até o fim. O que posso dizer dessa apresentação? Linda, envolvente, empolgante… Amei o inicinho com o véu, amei tudo na verdade! Assistam:

Estamos aprofundando nossos conhecimentos sobre a cantora Oum Kalthosum, na verdade, estamos encantadas por ela! Sendo assim, é provável que tenhamos mais conteúdo relacionado as canções dela por aqui. Fiquem atentos! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s