Mãos e Braços

Por Maristela Rosa

Em toda a aula eu e minhas colegas de turma escutamos a mesma coisa: “OLHA ESSES BRAÇOS!!!”. Um tormento! Sério, os braços são realmente um elemento fundamental na dança que, por muitas vezes, deixamos de lado.  O fato de dançarmos a dança do VENTRE, muitas vezes, nos faz pensar só na variação de quadris o que, ao meu modo de ver, não é a decisão mais acertada.

Procurando material sobre os braços e as mãos na dança do ventre, acabei encontrando muitas coisas didáticas, que dão conta das principais posições dos braços (próximo ao quadril, na linha do busto…) e das mãos (polegar próximo ao dedo médio). Esse tipo de coisa aprendemos assim que começamos a fazer as aulas de dança, mas quero ir um pouco além, propor um pouco mais de criatividade e ousadia.

braços dança 1Pra começar, é importante entendermos um pouco da função dos braços na dança. No texto “Posição dos braços na Dança do Ventre” os braços e mãos são definidos assim: “Os braços são considerados a moldura do corpo, responsáveis pelo “acabamento” em toda a dança”. Imagine um quadro lindo sem moldura – esta seria a dança com os braços inertes, sem movimento. Imagine ainda um belo quadro com uma moldura feia, descuidada, com cara de envelhecida e mal tratada – esta seria a dança com técnica de quadril, porém com braços descoordenados e inadequados.

Usar os braços vai muito além de variação “em cima”, “em baixo” ou “no meio”. É importante pensar em variar as linhas e fazer com que eles dancem também. Poliane Lotoski, em uma citação no Central da Dança do Ventre faz uma comparação interessante: “Observe uma chama sob uma brisa. É assim que os braços devem se movimentar, suavemente, graciosamente”.

Nestes movimentos leveza e graciosidade é sempre importante, mais que isso, é fundamental para o “acabamento” da dança. Simone Luciaurea Coelho, também no central da dança do ventre, sugere outra função para os braços e as mãos na dança: “Servem de guia aos olhares de quem assiste a apresentação”. Esta é uma função interessante, já experimentou? Bom, da uma vergoinha apontar para o próprio quadril, eu sei. Mas comesse fazendo como se fosse uma moldura, mesmo, com as mãos próximas ao quadril. Pode fazer isso em um movimento elaborado de quadril ou naquele super shimmie.

Esta dica é para um braço mais estático, mas,os braços podem estar em constante movimento. Assim, os movimentos de braço podem ser usados para desenhar a melodia da música. Você deve estar pensando: “Mas não é isso que fazemos com o QUADRIL??!”. Sim! Mas porque não conceder um espaço da música aos seus braços? Isso requer coordenação e habilidade, mas não espere ter anos de dança para usar seus braços e mãos de forma mais ousada, comece a praticar agora.

Encontrei uma boa dica em um texto de Jamal Marzuk. Em seu blog, também falando sobre braços e mãos na dança, ela escreveu: “Então a bailarina deve dar uma atenção toda especial aos seus braços, deve ensaia-los (ensina-los), uma dica é de ensaiar sempre de frente a um espelho para você poder ver a dinâmica de seus braços, ver como eles se comportam quando esta dançando, notar se eles não são repetitivos ou se seus movimentos não são os que você imagina estar fazendo, muitas vezes achamos que estamos fazendo um serpenteado e na verdade os braços estão apenas sendo jogados de cima pra baixo sem qualquer sincronismo”.

Como eu sempre digo aqui no blog, na dança nada fica bom sem treino e isso não é mãos na dança do ventrediferente quando falamos de mãos e braços. Comece com movimentos mais básicos, para depois se arriscar em composições elaboradas. Uma dica legal que encontrei pesquisando sobre o tema é a de usar anéis e pulseiras na hora de treinar os movimentos. Pode funcionar para as mãos e braços como o lencinho funciona para o quadril, auxiliando na consciência corporal.

E um recadinho: não menospreze aquela aula onde a professora diz: “Agora vamos trabalhar nossos braços”. Pode parecer chato, mas isso enriquecerá sua dança e lhe dará bases para uma leitura musical diferenciada.

Anote aí no seu caderninho algumas bailarinas que usam muito bem os braços. Assistindo aos vídeos a gente toma coragem para colocar mais movimentos de mãos e braços em nossa dança:

“Os braços possuem uma raiz inserida no peito. Um braço com energia, com alma, parte deste ponto” (central da dança do ventre). Vanessa Castro é um exemplo de bailarina que sabe dosar os movimentos dos braços na hora certa: neste vídeo há momentos de calma, doçura, alegria e todos com a presença de movimentos de braço. Inspire-se:

Esmeralda é dessas bailarinas com estilo controverso: umas amam outras odeiam. Eu amo! De verdade, acho ela muito autentica. E tem uns movimentos de braço muito criativos e pouco usados por outras bailarinas. Em alguns momentos ela usa os dedos para uma pequena marcação e os braços para uma marcação forte. Acho uma bela dança pra se estudar neste sentido.

Já ouviu uma música que achou muito complicada e pensou: “como vou dançar isso?”. Talvez bons movimentos de braços te ajudem na composição de sua dança. Um bom exemplo disso é este vídeo da bailarina Chrystal Kasbah. Uma interpretação linda de uma música muito complicada. Ela faz movimentos característicos de braço, já que o tema é “piano”, mas há uma graciosidade e leveza nos movimentos. Vale a pena assistir.

Uma bailarina que usa muito bem os braços como “moldura” de sua dança é Kiania Lima. A bailarina nunca deixa esse elemento de sua dança de lado. Da um “acabamento” a dança, uma cara nova. Assista ao vídeo e observe:

Perceba nos vídeos que os braços podem estar próximos ao corpo, mais distantes, em linhas opostas (um em cima e outro em baixo, por exemplo), mas sempre se manifestando. Há várias outras bailarinas que usam os braços e as mãos de forma criativa, dinâmica e bonita, estas são só as minhas sugestões de estudo. E é isso mesmo, o importante é sempre estudar e aprimorar a técnica em você. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s